Os dois mais famosos times da historia do futebol ipiauense foram o Independente Esporte e Cultura e o Ipiaú Esporte Clube. Muito espaço o Independente já conquistou na crônica esportiva local, mas pouco se tem narrado da extraordinária equipe do Ipiaú, na qual, dentre outras feras, brilhou Cardoso o maior jogador do nosso futebol em todos os tempos.
“Se quisesse sair da cidade e seguir carreira profissional, Cardoso poderia ter lugar garantido na Seleção Brasileira da sua época”, garante o cronista esportivo Orlindo Lopes que também foi craque no time do Independente.
Inteligência, lucidez, elegância, disciplina e muita categoria, proporcionaram ao dono da camisa nº 4 o mérito de ser o melhor, insuperável, até então. Alem da posição de volante, o magnífico Cardoso também atuava como meia-armador .
As cores em preto e branco, prevalecendo o branco no uniforme titular, com escudo em vermelho, deram ao Ipiaú certa semelhança com o todo poderoso Santos de Pelé. As semelhanças não ficariam apenas nas cores, pois a categoria dos seus atletas, guardando as devidas proporções, também era parecida com o time da Vila Belmiro.
Dos títulos conquistados pelo Ipiaú Esporte Cube, no Estádio Pedro Caetano, o mais marcante foi o de Campeão Municipal no ano de 1967 quando derrotou o rival Independente por 1 X 0, gol fulminante de Caçote.A foto retrata o elenco histórico que esteve assim constituído:
Cabinho, Joca, Pedrito, Gilberto Podão, Dermeval e Créo (em pé).Noelito, Roberto Beré, Caçote, Parará e Bal(agachados).
A edição do Mês de junho da Revista BAHIA em FOCO traz uma ampla reportagem sobre a “Época de Ouro” do futebol de Ipiaú. Aguarde, nas bancas.
(José Américo Castro, para o Giro Ipiaú).
Nenhum comentário:
Postar um comentário