terça-feira, 7 de agosto de 2012

BRASIL salva seis match points e avança à semi no vôlei feminino

Rodrigo Farah - enviado iG a Londres

Equipe de José Roberto Guimarães venceu a Rússia por 3 sets a 2 e pega o Japão na próxima fase das Olimpíadas.

Desta vez foi diferente. Ao contrário das Olimpíadas de 2004 e nos Mundiais de 2006 e 2010, o Brasil cruzou com a Rússia em uma fase decisiva e avançou em Londres 2012 .

A partida válida pelas quartas de final do torneio olímpico, disputada nesta terça-feira, terminou 3 a 2 para o vôlei femininobrasileiro, com parciais de 24/26, 25/22, 19/25, 25/22 e 21/19.

"Foi uma vitória da confiança. Não desistimos nunca, e essa é a cara do time. Estamos em uma crescente, e o diferencial foi acreditarmos até o fim. Faltam mais duas vitórias para sermos campeãs", contou a oposto Sheilla, maior destaque individual do Brasil no confronto. Ela foi a maior pontuadora do Brasil, com 27 acertos.


A vitória sobre as russas teve ingredientes dramáticos. A seleção teve de salvar seis match points no set decisivo e não contou com a ajuda arbitragem, que marcou fora uma bola visivelmente dentro na parte decisiva do set e quase complicou as brasileiras. 

"Era um jogo importante para tirarmos esse estigma de não ganhar da Rússia. Saímos de situações difíceis. Com um jogo assim o time cresce e ganha personalidade", opinou José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira, ao  Sportv .


O confronto inesperado aconteceu após a primeira fase desastrosa do Brasil no torneio olímpico. O time de José Roberto Guimarães se classificou apenas na quarta colocação e cruzou com a russas, líderes do outro grupo, já na fase seguinte.


Com a vitória na capital inglesa, as brasileiras vão enfrentar o Japão na briga por uma vaga na final olímpica. As japonesas garantiram a vaga após vencerem a China, também nesta terça-feira, por 3 sets a 2.Os outros semifinalistas saem dos duelos entre Estados Unidos e República Dominicana e Itália e Coréia do Sul.


A vitória nas quartas manteve uma série histórica do Brasil. Desde 1988 o time não deixa de se classificar para a fase semifinal em uma Olimpíada. Desde Barcelona, em 1992, a equipe brasileira conquistou três medalhas, dois bronzes e um ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário