quarta-feira, 29 de junho de 2011

CAMINHADA DO PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL COMEÇA CONTRA A AUSTRÁLIA

Futebol/Mundial Feminino – (Atualizado 29/06/2011 09h23min24)
Monchengladbach (Alemanha) – Postado por Gazeta Esportiva. Net

A seleção brasileira de futebol feminino participou de todas as seis edições da Copa do Mundo até aqui. Apesar de ter chegado perto em 2007, com o vice-campeonato, nunca conseguiu ser campeã. Para mudar essa história, as meninas do técnico Kleiton Lima entram em campo nesta quarta-feira para a estreia do torneio de 2011, contra a Austrália, às 13h15 (Brasília), no estádio Borussia Park, em Monchengladbach (ALE).

Divulgação/CBF
 A goleira Andréia Suntaque briga por posição com Bárbara no time de Kleiton Lima

A delegação verde e amarela realizou seu primeiro treino em solo alemão no último sábado. O técnico Kleiton Lima definiu a escalação na última terça-feira, sanando as dúvidas em diversos setores. A goleira Andréia Suntaque ganhou a briga com Bárbara pela camisa 1, Daiane Rodrigues venceu a disputa com Renata Costa por uma posição na defesa, enquanto o meio-campo será formado por Ester, Formiga e Maurine.
Marta tem presença certa no ataque. Na época do vice-campeonato de 2007, a craque já havia sido eleita melhor jogadora do mundo, mas, de lá para cá, levou o prêmio mais quatro vezes. Ela soma 76 gols em 69 jogos internacionais. Em 2009, a brasileira Cristiane foi quarta colocada na votação da Fifa e será dupla de ataque da camisa 10 na Alemanha.

O técnico Kleiton Lima está confiante em relação ao primeiro título, mas prefere ser cauteloso. Ciente de que a bicampeã mundial e anfitriã Alemanha é a principal adversária, ele adota um discurso imediatista e considera a Austrália o rival mais difícil do momento.
Após vencer o Chile por 3 a 0, em Maceió-AL, a seleção brasileira disputaria outro amistoso preparatório, desta vez contra a Argentina, em Recife-PE, mas o planejamento foi prejudicado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, que fechou o espaço aéreo argentino. A alternativa foi enfrentar a seleção pernambucana e goleá-la por 4 a 1.

O que também poderia complicar a missão de Lima já foi resolvido. A Confederação Brasileira de Futebol, em 24 de maio, pagou cerca de R$ 4 mil a cada jogadora, referentes à premiação pelo título sul-americano de novembro de 2010.
Se a seleção brasileira tem a meio-campista Formiga, prestes a disputar seu nono torneio oficial da Fifa, a Austrália tem a terceira seleção mais jovem. O técnico Tom Sermanni irá escalar a lateral direita do Sidney FC, Caitlin Foord, de apenas 16 anos, como titular. Uma de suas responsabilidades será marcar Marta.
"Ela e Tameka Butt (volante) vão jogar nesta área e têm o ritmo e a mobilidade para lidar com Marta. Não antecipei o crescimento que ela (Foord) teve, tanto fisicamente quanto esportivamente. Há 12 meses, poderia jogá-la longe com um sopro. Sempre que você escolhe jogadoras inexperientes, há um nível de risco", admitiu.
O duelo entre as duas equipes nunca teve empates: o Brasil venceu cinco vezes e perdeu três.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X AUSTRÁLIA

Local: Estádio Borussia Park, em Monchengladbach (ALE)
Data:  28 de junho de 2011
Horário: 13h15 (Brasília)
Árbitro: Jenny Palmqvist (SUE)
Assistentes: Anna Nystrom (SUE) e Helen Karo (SUE)

BRASIL: Suntaque; Aline Pellegrino, Érika e Daiane; Fabiana, Ester, Formiga e Maurine; Rosana, Cristiane e Marta
Técnico: Kleiton Lima

AUSTRÁLIA: Melissa Barbieri; Caitlin Foord, Servet Uzunlar, Kim Carroll e Elise Kellond-Knight; Tameka Butt, Emily van Egmond, Collette McCallum e Heather Garriock; Kyah Simon e Lisa De Vanna
Técnico: Tom Sermanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário