quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jogos Abertos do Interior reuniu dezenas de atletas em Simões Filho

Em um dia dedicado ao esporte não faltaram atletas dispostos a brigar para levar para seu município o troféu de campeão da etapa única dos Jogos Abertos do Interior - modalidades individuais - realizada no último sábado (19/10) no SESI de Simões Filho.

Com cerca de 100 participantes das modalidades de natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, boxe e atletismo, os jogos reuniram representantes de várias cidades da Bahia.

Com jogos simultâneos, os bons embates tomaram conta do espaço. Na natação, a maioria dos campeões despontava desde o início. Da cidade de Luis Eduardo Magalhães, os 16 anos de Fernanda Rosales não a impediram de levar a melhor nos 50 metros livres. Se no ano passado ela ficou em terceiro, agora, coube a ela o primeiro lugar no pódio. "O resultado prova que treinei muito", contou a atleta que sonha disputar outras competições fora do Estado.

No vôlei, o público pôde assistir a boas partidas. As duplas não mediram esforços para derrotar seus adversários e usaram de tudo que era válido para ganhar a competição. Jogadas com o pé, com a cabeça, rallies e bons saques renderam muitos pontos fundamentais para os campeões. Já no atletismo, as diversas provas mostraram que o pessoal do interior vem se preparando com afinco. Houve quem disputasse pelo menos três provas, em tempos curtos. No tênis de mesa, os atletas também deram um show.
Contraste

Enquanto para o boxe, os gritos da torcida funcionaram como um combustível a mais para os pugilistas (foi a modalidade que mais atraiu o público), no xadrez, o silêncio era uma regra de ouro. No ringue, as lutas - tanto dos homens, quanto das mulheres - foram bastante acirradas, com algumas sendo definidas faltando poucos minutos para o fim do terceiro round.
Ganhador do ouro, o pugilista de Luis Eduardo Magalhães, Alan Rodrigues, 20 anos, era só felicidade. Ele - também lutador de MMA - foi um dos que adorou a agitação da torcida. "É muito gratificante ouvir os gritos de apoio, principalmente para a gente que vem de uma cidade em que nem todo mundo conhece ou prestigia o boxe. Isso levanta nossa autoestima", disse o atleta que agora vai se preparar para lutar em dezembro na cidade de Irecê.

Em uma salinha bem distante dos outros jogos, xadrezistas estavam em total concentração.  Para o árbitro da modalidade Wilter Vieira, além de ter sido um torneio bastante tranquilo, as partidas deste sábado apontaram que o xadrez está se mostrando cada vez mais educativo. Enquanto fazia a premiação, ele aproveitou para deixar um importante conselho para os xadrezistas: o de conhecerem bem as regras para fazer o regulamento "jogar em favor" deles.

A sugestão parece que já vem sido seguida pela xadrezista campeã baiana e das Olimpíadas Escolares de 2009, Letícia Giotti, de 16 anos, que vai levar mais um título para casa (Luis Eduardo Magalhães). Ela, que começou aos seis anos com o incentivo da irmã agora se dedica ao xadrez mais do que nunca. "Com o tempo passei a me interessar e ele passou a ser um desafio constante. A vitória foi o resultado de muito esforço e de muito tempo de dedicação", contou.

Sobre os Jogos

Os jogos são competições promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o objetivo de estimular a prática de esportes nos municípios baianos, ao mesmo passo em que busca democratizar o acesso da população ao esporte, revelar novos talentos e gerar integração social. Maior evento de esporte amador da Bahia, a competição vem sendo disputada desde o mês de setembro. Guaratinga e Juazeiro foram os dois municípios que sediaram as zonais. A próxima cidade a receber o evento é Itaberaba, entre os dias 1 e 3 de novembro.

Assessoria de Comunicação - Sudesb
Foto_Marcela Assis_Ascom/SudesbEm
Texto: Marcela Assis
Contatos: (71) 3103.0915 e 3103.0916
Por Ascom / Sude

Nenhum comentário:

Postar um comentário