quinta-feira, 4 de junho de 2015

Equipe baiana, de Ubaitaba, conquista 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona

Com a conquista de 12 medalhas de ouro, 13 de prata e 5 de bronze, somando 608 pontos, a equipe da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba/Bahia, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. Realizado no último final de semana em Londrina, Paraná, o torneio reuniu 170 atletas representantes dos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Pará.

A competição é a única seletiva para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que será realizado na cidade de Gyor, Hungria, entre 11 e 13 de setembro/2015.  Em breve, o comitê de Canoagem Maratona na Confederação Brasileira de Canoagem divulgará os nomes dos selecionados para representar o Brasil na etapa mundial.

Apoio – Formada por 41 integrantes, a equipe da ACC viajou ao Paraná com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que disponibilizou um ônibus para transporte dos atletas e comissão técnica.  Eles disputaram em várias categorias, de infantil a sênior, em provas de 3 mil a 20 mil metros.

Dos mais de vinte baianos que receberam medalhas, os atletas Luciana Costa, Iasmine Dias, Eliseu Pimentel, Carlos Santos, Clebson Pimentel, Elian Conceição e Marivaldo Nascimento contam com apoio do Bolsa Esporte, do Governo do Estado.  Eles foram contemplados pelo Edital de 2014, tendo direito a receber, por um período de dois anos, uma bolsa mensal que varia de R$1mil (categoria Internacional C) a R$600,00 (Nacional B).

“É muito gratificante ver a canoagem baiana se destacando no cenário nacional e também internacional. Sabemos que muito há ainda por fazer pelo esporte do nosso estado, mas o apoio que vem sendo dado pelo Governo do Estado por meio de programas como Bolsa Esporte e FazAtleta e também com políticas de melhoria da infraestrutura esportiva na capital e no interior têm contribuído para colocar a Bahia em lugar de destaque nos mais diversos pódiuns”, destaca o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.

Na etapa brasileira, o primeiro e segundo lugares foram conquistados, respectivamente, por equipes da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem, de Ribeirão Claro/PR, que somou 727 pontos, e da Associação Caxiense de Esportes Náuticos, de Caxias do Sul/RS, que obteve  639 pontos.

Veja atletas e medalhas conquistadas pela equipe baiana:

12 medalhas de ouro - Luciana Costa, Sávio Santana, Helton Santos, Camila Lima, Iasmine Dias, Eliseu Pimentel, Carlos Santos, Aquila de Jesus, Caio Henrique.

13 medalhas de prata - Felipe Santana
, Camila Lima, Caique Brito, Clebson Pimentel, Adrian Patrick, Carlos Santos, Caio Henrique, João Calazans, Ailton Neto, Elian Conceição, Kananda Santos, Marivaldo Nascimento.

5 medalhas de Bronze - Wendel Caic, Elizel Pimentel, Ailton Neto, Antonio Gomes, Yuri Silva.

03 06 2015 - Ascom Sudesb, com informações da Confederação Brasileira de Canoagem
Tel.: 3103-0915

Nenhum comentário:

Postar um comentário