segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FBF completa 102 anos de fundação

O Futebol baiano amanheceu em festa nesta (14). Há exatos 102 anos, era criada em Salvador a Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Porém, mais de um centenário de história não é possível ser contado em poucas linhas. Mas, para resumir a trilha de sucesso percorrida é preciso voltar um pouquinho no tempo, mais precisamente lá em 1901. Em 28 de outubro daquele ano, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903.

A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não abalou o esporte e, no dia 14 de setembro de 1913 foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

A entidade fortaleceu o Baianão, criou outras competições, entre elas de categorias de base, futebol amador e futebol feminino e durante esses 102 anos fez história e se destacou como uma das mais importantes entidade do futebol nacional. Fizeram parte dessa caminhada diversos dirigentes, que ocupando o cargo de presidente contribuíram para o sucesso e o prestigio que o futebol baiano goza hoje no Brasil. Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio são alguns deles.

Desde 2001, a FBF é presidida por Ednaldo Rodrigues Gomes. Nascido em Vitória da Conquista, onde começou sua relação com o futebol, o dirigente foi se preparando aos poucos para ocupar o cargo de autoridade máxima do futebol na Bahia. Ele iniciou sua trajetória como jogador amador do União Atlético Clube, dirigiu a Liga Desportiva Conquistense até chegar à entidade. Na FBF, foram anos colaborando em diversas diretorias antes de assumir a função de comandante. O crescimento e fortalecimento do futebol baiano nestes 14 anos são inegáveis. Na Copa do Mundo Brasil 2014, por exemplo, foi dada mais uma prova do prestígio dos baianos no cenário nacional, quando ele atuou como chanceler do COL. Posteriormente, Ednlado Rodrigues foi reeleito, em 2014, para mais um mandanto à frente da FBF. Ele comandará a entidade até 2018, ao lado do novo vice-presidente, Ricardo Nonato de Lima, que substituiu Manfredo Lessa, atual assessor jurídico.

Foi essa mesma emoção que ele sentiu quando assumiu a entidade, que o faz iniciar cada temporada do esporte com cada vez mais força para superar os obstáculos e defender com unhas e destes o futebol da Bahia. Mas, Ednaldo Rodrigues sabe que não seria capaz de tocar o barco sozinho.

Por isso, nesta segunda, 14 de setembro, o dirigente agradeceu o apoio e colaboração de todos que fazem e fizeram parte destes 102 anos de luta.

"Nós nos congratulamos com todos os gestores que por essa casa passaram, pois deram uma motivação para que o futebol do estado da Bahia crescesse cada vez mais. Na condição de atual presidente desta entidade tão respeitosa, queremos também agradecer a todos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do nosso planejamento. Obrigado a todos os filiados, clubes da 1ª e 2ª divisão, ligas municipais, árbitros do quadro da Federação, aos torcedores, a imprensa esportiva e todos aqueles que elevam o nome do nosso futebol. Também agradeço, de forma incisiva, aos nossos diretores e colaboradores, que de uma forma criteriosa têm procurado fazer da nossa administração um modelo eficiente. Obrigado aos nossos patrocinadores e parceiros, que contribuem para que os nosso futebol seja cada vez mais profissional e os clubes tenham receitas que gerem seus orçamentos; obrigado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), aos seus membros e procuradores pela dedicação; e ao Conselho Fiscal da entidade. A Federação continua aberta para sugestões e colaborações de todos eles, pois, juntos, continuaremos fazendo do futebol da Bahia um exemplo a ser seguido no Brasil".

Confira a baixo as competições organizadas e apoiadas pela FBF na atualidade:

Com o Campeonato Baiano Profissional da 1ª Divisão, Campeonato Baiano da 2ª divisão, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, além das Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, elaborada pela Sudesb com participação anual da seleção brasileira de base, Campeonatos Regionais  Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória e a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, a FBF busca inserir o futebol no calendário esportivo do estado.

Por Comunicacao FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário