sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FBF, FBE e Sinbaf realizam aula inaugural do 2º curso de Formação de Árbitros

A Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf) e a Fundação Bahiana de Engenharia (FBE) darão início, na noite desta sexta-feira (16), ao segundo Curso de Formação e Aprimoramento de Árbitros de Futebol da Escola Bahiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho. Uma aula inaugural será realizada às 19h, no auditório da FBE, no bairro do Imbuí, em Salvador.

O total de 50 jovens foi aprovado para participar do curso, que terá duração de nove meses e uma carga horária de 400 horas. Durante todo esse tempo, os alunos serão submetidos a intensas aulas teóricas e práticas, avaliações e estágio supervisionado antes de serem diplomados como novos árbitros à serviço do futebol da Bahia
Aula inaugural do primeiro curso
As aulas serão sempre realizadas aos sábados, na própria sede da FBE e no Estádio de Pituaçu. Os participantes assistirão a DVDs de análises de jogos, participarão de dinâmicas de grupos e seminários e assistirão a palestras e aulas de diversos temas relacionados a arbitragem.

Compõe a matriz curricular conteúdos como regras de futebol, mecânica e técnica de arbitragem de futebol, preparação e treinamento físico, expressão oral e escrita, inglês e espanhol, legislação e código desportivo, nutrição aplicada à arbitragem, redação de súmulas e relatórios, informática, psicologia aplicada a arbitragem, ética profissional, noções de primeiros socorros, fisioterapia aplicada à arbitragem entre outros.
Solenidade de diplomação dos formados no 1º curso
Já entre os professores e palestrantes, o segundo curso terá nomes como o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; o vice-presidente, Ricardo Lima; o presidente da FBE, Ivan de Almeida; o presidente do Sinbaf, Arilson Bispo da Anunciação; o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o coordenador do curso, Sinval Vieira; o assessor jurídico da FBF, Manfredo Lessa e diversos outros profissionais das áreas de educação física, fisioterapia, medicina, nutrição e arbitragem.

Assim como na sua primeira edição, o curso promete ser um sucesso. Pela primeira turma foram diplomados, em janeiro deste ano, 45 novos árbitros. Hoje, quase dez meses depois, o grupo já se encontra em plena atividade pelos gramados do estado.
Árbitro formado no primeiro curso
A grande maioria destes recém-formados já atuaram, como árbitros centrais ou assistentes, em diversas competições realizadas ou apoiadas pela FBF, como a Copa 2 de Julho, Copa  Metropolitana e Salvador Cup, e estão atuando no Baianão Infantil e Juvenil 2015 e Copa Dente de Leite, além do Baianão Feminino, que será iniciado no mês de novembro. As competições têm servido de preparação para estes novos profissionais que, muito em breve, podem ser requisitados para comandar jogos de campeonatos profissionais.

A diretoria da Federação Bahiana de Futebol (FBF) deseja sucesso aos alunos da segunda turma da Escola Bahiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho. A entidade espera, em breve, contar com todos estes futuros profissionais no seu quadro de árbitros.

Fonte: Comunicação FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário