segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Paulista é excluido da Copa SP, e Batatais fará final com Corinthians

Fonte: Folha de São Paulo/Esportes
Brendon Matheus, do Paulista, é suspeito de adulterar idade para jogar Copa SP
O Paulista foi excluído da Copa SP de futebol júnior nesta segunda-feira (23) após ser comprovada a irregularidade na inscrição do jogador Brandon Matheus. O Batatais, que perdeu na semifinal para a equipe do interior de São Paulo, fará a final diante do Corinthians, na quarta (25). A decisão foi anunciada pela Federação Paulista de Futebol em entrevista coletiva.

O zagueiro é acusado de ter modificado sua idade para participar da competição, que limita a inscrição a jogadores nascidos entre 1997 e 2001. Brendon, que de acordo com a denúncia obtida pela reportagem do UOL se chamaria Elton Rodrigues, está registrado com data de nascimento de 1997, mas teria nascido em 1994.

O nome Brendon Matheus Lima dos Santos, que consta nas súmulas do Paulista, é na verdade de um preso no Rio de Janeiro sob a acusação de roubo e tráfico de drogas. O nome verdadeiro do jogador seria Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, segundo reportagem publicada pela ESPN.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Antônio Olim, afirmou que em toda certidão de nascimento há um número do livro em que o documento é registrado. No caso de Brendon, o seu registro estava no livro 80 do Rio de Janeiro. De acordo com Olim esse número sequer existe.

"O regulamento é muito claro. Vamos dar prosseguimento às investigações para vermos se não tem nenhum dirigente envolvido. Ele acabou prejudicando os 25 jogadores do Paulista que não disputarão a final", disse Olim, que ainda citou o artigo 25 do regulamento da Copa São Paulo, que prevê eliminação do torneio caso seja comprovada adulteração de idade de um atleta.

"O jogo desta quarta-feira será entre Corinthians e Batatais. O Paulista está excluído da competição. Por votação unânime, nós acolhemos a decisão baseada no artigo 25. Eliminamos o Paulista e classificamos no seu lugar para disputar a final o Batatais. Eu assino, presidente do TJD-SP, e digo que vamos encaminhar o processo para uma delegacia de polícia para seja punido criminalmente", completou.

O artigo também prevê que nesses caso o clube fique impedido de disputar a competição durante cinco anos. O presidente de TJD, no entanto, sinalizou que essa punição não deve se enquadrar no caso do Paulista.

"Ele (Brendon / Heltton) já vem jogando em outros times com esse documento. Então, o Paulista foi na boa fé e o colocou. Se lá na frente a gente descobrir que o Paulista está envolvido, ele será punido. Acho que agora não é hora de punir o Paulista. A maior punição do Paulista é ele não poder enfrentar o Corinthians", disse.

A denúncia partiu do Batatais, que foi derrotado neste domingo (22), por 5 a 1, na semifinal, pelo Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário