sexta-feira, 20 de junho de 2014

Portugal tenta evitar nova eliminação para os Estados Unidos em Copas

Sem ganhar dos Estados Unidos desde 1990, Portugal tentará evitar neste domingo (22) ser novamente eliminado da Copa do Mundo com uma derrota para os americanos na primeira fase.

Em 2002, os portugueses perderam dos EUA logo no primeiro jogo, por 3 a 2, conseguiram se recuperar ao golear a Polônia por 4 a 0, mas foram derrotados por 1 a 0 pela anfitriã Coreia do Sul na última partida –e se despediram da competição.
Foi o único jogo oficial entre as duas seleções, que já se enfrentaram cinco vezes (com duas vitórias para cada lado e um empate). No amistoso de 90, Portugal venceu por 1 a 0.
A então equipe portuguesa de Figo, Rui Costa e Paulo Bento –atual treinador da seleção– chegava embalada ao mundial, após alcançar a semifinal da Eurocopa de 2000. Apesar da goleada de 4 a 0 sofrida contra a Alemanha no primeiro jogo da Copa, Portugal chegou ao Brasil com Cristiano Ronaldo em sua melhor fase e invicta há quase dois anos e 13 jogos.

Além do atropelamento alemão, a "equina das quinas" perdeu quatro titulares para o jogo decisivo contra os EUA: o goleiro Rui Patrício, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o atacante Hugo Almeida, lesionados, e o zagueiro Pepe, expulso.

Pepe pegou apenas um jogo de suspensão e estará disponível para o terceiro jogo, contra Gana, mas Coentrão foi cortado do time devido à lesão e Hugo Almeida e Rui Patrício só poderão jogar se a equipe passar da primeira fase.

Para piorar, Cristiano Ronaldo não aparenta estar em sua melhor condição física: ele tem uma tendinose no joelho esquerdo, tem treinado e jogado com uma proteção no local e sempre recorre a uma bolsa de gelo após as atividades. Mesmo assim, todos os jogadores –inclusive o próprio– fazem questão de dizer que ele está 100%.

Segundo o volante Miguel Veloso, titular contra a Alemanha e testado no treino de ontem na lateral esquerda, no lugar de Coentrão, os portugueses consideram a partida contra os Estados Unidos como uma final. "Sabemos a importância que o jogo tem para nós. Temos de ganhar essa final", disse o jogador do Dínamo de Kiev. "Temos de nos preparar bem porque nossa única opção é ganhar."

A seleção portuguesa é a lanterna do grupo G, com zero pontos e quatro gols negativos de saldo, enquanto os Estados Unidos têm três pontos e um gol positivo de saldo (venceu Gana por 2 a 1 na segunda).

PREPARAÇÃO
Com a situação periclitante, a imprensa portuguesa passou a procurar culpados. O principal: a preparação feita para a Copa do Mundo. A "equina das quinas" passou nove dias em Portugal e nove nos Estados Unidos antes de desembarcar em Campinas, no interior de São Paulo –onde está hospedada e tem feito seus treinamentos.

FOLHA DE SÃO PAULO/ESPORTES
LUCAS SAMPAIO DE CAMPINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário