Isaquias Queiroz coloca a bandeira brasileira entre as melhores do mundo com a conquista de um ouro e uma prata no Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade 2011
Iran Schleder
Comunicação CBCA
O dia 31 de julho de 2011 entrou para a história da Canoagem do Brasil. Neste domingo o jovem canoísta Isaquias Queiroz, de apenas 17 anos, garantiu o ouro na Final A da prova olímpica do C1 200m Masculino e a prata no C1 500m Masculino do Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade 2011.
“São resultados históricos que colocam definitivamente o Brasil entre os melhores do mundo da Canoagem Velocidade. Essas conquistas também mostram que estamos no caminho certo visando à medalha olímpica para o Rio 2016”, afirmou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Isaquias começou o dia histórico vencendo a Final A (nove melhores do mundo) do C1 200m Masculino com o tempo de 41.205 segundos, em vitória apertadíssima contra o búlgaro Boyan Mihaylov (41.206) e o tcheco Martin Fuksa (41.330).
Logo na sequência também garantiu a prata numa prova muito disputada contra as potências mundiais da Canoagem Velocidade. Isaquias conquistou o 2º lugar da Final A no C1 500m Masculino com o tempo de 01:54.620, pouco atrás do campeão da prova o tcheco Martin Fuksa com 01:53.614. Na 3ª colocação ficou o húngaro Dávid Korisanszky com o tempo de 01:55.282.
Confira o FotoFinish da disputada Final A do C1 200m Masculino
Outros bons resultados de hoje conquistados pelos canoístas brasileiros foram: 7º lugar na Final A do C2 200m Masculino (40.411) e o 1º lugar na Final B do C2 500m Masculino (01:50.863), ambas provas com Isaquias Queiroz e Eliac dos Santos (17 anos). A jovem Cinara Camargo (17 anos) também conquistou um bom resultado ao chegar na 7ª colocação da Semifinal 1 do K1 200m Feminino com o tempo de 47.030.
O supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa, Sebastián Cuattrin, destacou que o trabalho de médio e longo prazo feito com a modalidade já começa a ser notado no cenário internacional. “Esses resultados são importantíssimos para a canoagem, pois prepara e mostra o potencial da nova geração de canoístas do país. Certamente vamos melhorar ainda mais nos próximos anos pra chegarmos muito forte no Rio de Janeiro, em 2016”, disse.
Já o técnico da Seleção Brasileira de Canoa, Pedro Sena, parabenizou os jovens Isaquias e Eliac pela coragem em remar de igual para igual contras as potências mundiais, pela perseverança nos treinamentos e pela importante conquista histórica.
“Essa é uma conquista de todo o povo brasileiro. Sentimos aqui na Europa que hoje somos mais respeitados na canoagem mundial, pois conquistar duas medalhas num campeonato mundial não acontece toda hora. Realizamos um sonho”, comemorou Sena.
A delegação brasileira que participou do Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade 2011 foi composta pelas atletas Isaquias Queiroz (Associação Cacaueira de Canoagem/Clube de Regatas do Flamengo), Eliac dos Santos (Associação de Canoagem de Itacaré) e Cinara Camargo (Associação Caxiense de Esportes Náuticos), pelos técnicos Pedro Sena e Román Vilchenko, o supervisor Sebastián Cuattrin, o representante do COB Júlio Noronha, o presidente da CBCa João Tomasini Schwertner, além dos brasileiros árbitros internacionais Vit Vanicek e Bruna Muassab.
A equipe brasileira participou do evento com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e contou com embarcações da Nelo, empresa portuguesa referência mundial na canoagem que produziu caiaques e canoas configurados especialmente aos atletas brasileiros.
Site Oficial do evento: http://www.canoe-brandenburg.de/8.0.html
Resultados online: http://www.lkvbbvserver1.de/Live/
Pure Paddling Programme para Juniores: http://icf.realwinner.org/
Resultados online: http://www.lkvbbvserver1.de/Live/
Pure Paddling Programme para Juniores: http://icf.realwinner.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário