sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

XI Pré-Temporada dos Árbitros é aberta pela FBF

Foi aberta nesta quinta-feira (11), em Salvador, a XI Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia. Realizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf-BA), o evento serve como preparação para os árbitros visando a temporada 2015 do futebol baiano e brasileiro.

Os 50 árbitros e assistentes que compõe a primeira turma se apresentaram às 7h30 no 19º Batalhão de Caçadores do Exército, no bairro do Cabula, em Salvador. Em seguida, no auditório do Batalhão, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf-BA) abriu o evento.

O presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o vice, Belmiro da Silva; a secretária, Tânia Regina e os membros Kléber Moradillo e Paulo Celso Bandeira comandaram a solenidade, que contou também com o Tenente Jamil, representante do Exército.  Já pela FBF marcou presença o diretor de registros e vice-presidente eleito, Ricardo Nonato, que representou o presidente Ednaldo Rodrigues.
Nonato desejou boas vindas aos profissionais do apito e colocou a entidade à disposição de todos para cada vez mais fortalecer a arbitragem baiana. “Parabenizo a Comissão por mais uma Pré-Temporada, a 11ª delas. Tudo foi feito do jeito eu vocês árbitros sempre pediram. Vamos trabalhar juntos para termos uma ótima temporada 2015 e um ótimo Baianão. Desejamos sucesso a todos”, disse.

Declarada aberta a XI Pré-Temporada, o dirigente passou a palavra à ex-árbitra e instrutora da FIFA, Silvia Regina. A paulista, que em um currículo invejável, com atuações em partidas das principais competições nacionais e internacionais iniciou os trabalhos com uma palestra sobre as Regras de Jogo 05 e 06.
Logo após a explanação, todos foram liberados para o almoço e retornaram às atividades às 14h. Novamente no auditório, Silvia Regina realizou mais uma palestra, dessa vez sobre as Regras 11, 12 e 13.

Já por volta das 15h30, os árbitros foram para o campo de jogo do 19 BC. No gramado, Belmiro da Silva, Kleber Moradillo, Tânia e Silvia Regina comandaram um trabalho em equipe e um curso de Mecânica de Arbitragem, onde são observados aspectos gestuais, sinalizações convencionais e movimentação.
Para encerrar os trabalhos do primeiro dia, os profissionais, já no início da noite, foram para a piscina. A professora de educação física Fátima Maria Souza comandou uma aula de hidroginástica.

Nesta sexta-feira (12), segundo dia de atividades, os 50 árbitros e assistentes retornam ao local para acompanhar novas palestras pela manhã. À tarde, está programado um teste físico da FIFA na pista de atletismo do SESI, em Simões Filho.

Por Comunicação FBF
Fotos: Carlos Santaa // FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário