quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Intermunicipal 2015: Conheça EDVALTER o Árbitro Ubaitabense!

Edvalter Marinho dos Santos (29 anos)  tem autoridade suprema em campo, mas a sua humildade prevalece dentro e fora dele...

Edvalter é filho de Dona Ilma Marinho dos Santos e do Sr.Valter Pinto dos Santos. O jovem começou arbitrar bem cedo e desde seus 17 anos de idade que segura um apito e não solta ele por nada! Cresceu na grande área e se interessou em se profissionalizar. Há onze anos, esse rapaz participa do Intermunicipal e na festa do futebol amador, pela FBF vem fazendo um bom trabalho, mas não para de buscar conhecimento e se prepara para o futuro, Cursando o 5° semestre de Educação Física e também faz especialização na Escola de Formação para  Árbitros de Futebol  Lourival Dias Filho em Salvador, na 2° turma. A ideia de ser árbitro veio de um incentivo! Um professor, chamado SÉRGIO CAMPO, percebeu nele, algumas características, voltadas para a arbitragem e direcionou os caminhos, para que se tornasse esse profissional de hoje. Por indicação do presidente de LIGA Everaldo Melo da LUF (Liga Ubaitabense de Futebol), Edvalter atuou pela primeira vez em um intermunicipal e fez boa campanha, zelando e cumprindo regras no mundo esportivo.
Em 2013, participou como assistente no confronto final do campeonato, onde a Seleção de Itajuípe buscava o título. Para essa autoridade, é muito importante ouvir conselhos dos mais experientes como Everaldo, Lango, José Gomes e outros. Nessa área, sempre soube absorver as críticas e transformar elas em aprendizado. Apitou partidas do Campeonato Bahiano Das Séries A e B, e também já mostrou serviço na Copa Governador do Estado, Campeonato Bahiano Sub-20. Só neste ano de 2015, foram 11 partidas designadas e realizadas.  Casado com Tahiane e pai de Paulo Victor... Dentro de campo tenta incorporar uma pessoa calma e serena, para tomar as decisões cabíveis. Fora de campo um evangélico dedicado a servir a Deus e a família que é o seu bem mais precioso. Dedica o máximo do seu tempo a ela, já que passa muitos finais de semana longe, porque do trabalho. Perguntamos se esse rapaz sofre algum tipo de preconceito e ele disse que não, pois sempre soube tratar e respeitar as pessoas. Confessou ficar chateado, mesmo não demonstrando, quando o atleta comete uma inflação, tem consciência e diz que não fez nada. Também não aceita que a categoria que ele representa, seja tão desunida, pois isso atrapalha o desenvolvimento do mesmo.
"Não aceito errar, me cobro bastante e busco me condicionar fisicamente e tecnicamente para sempre que entrar em campo, sair com o resultado legítimo da partida!" Diz...

Edvalter tem a mãe e a esposa como as maiores incentivadoras e quanto aos xingamentos nas arquibancadas, nem costuma ouvir, pois toda concentração é na partida. Dificilmente um time em desvantagem reconhecerá o valor de um árbitro e isso é fato! Já com os sonhos realizados, este jovem ainda tem metas, quer continuar fazendo o que faz com muita humildade, responsabilidade e perseverança para merecer um dia entrar no quadro nacional (CBF) e posteriormente ao quadro internacional (FIFA).
Até então as pessoas nas redes sociais  acharam uma falha tamanha  da FBF, em escalar um árbitro de uma cidade próxima para apitar em uma semi-final e perguntamos a Edvalter, o que ele teria a dizer sobre o assunto e que respondesse os questionamentos dessas pessoas que acreditaram na hipótese, pelo fato de ser de uma cidade próxima a Uruçuca, essa decisão, influenciou no resultado final da última partida (Uruçuca x Itamaraju) e ele argumentou:
"Não vejo dessa forma e se alguém tinha essa preocupação antes da partida, ao final não tinha mais, pois a equipe de arbitragem fez um grande trabalho e foi bastante parabenizada pelo público da região ali presente!"
Mas a vida não é só trabalho e nos momentos de lazer, esse rapaz joga futebol e se garante como "meia" o número 10 do time dos árbitros. Estão programando uma confraternização, onde será realizado no dia 13/12(UBAITABA) uma grande partida de futebol com árbitros, sendo atletas e atletas sendo árbitro e o "Ibira Online" já está convidado para fazer a cobertura desse evento festivo.

"AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE A DEUS, a minha família que deixo em muitos finais de semanas, a FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL na pessoa do presidente Ednaldo Rodrigues, a CEAF-BA na pessoa do presidente Wilson Paim, o LIGA UBAITABENSE DE FUTEBOL na pessoa do presidente Everaldo Melo e aos amigos e colegas de profissão que torcem por mim."

Reportagem e Fotos Rita Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário